Luís Alves surpreende na estreia como Júnior para o Campeonato de Portugal de Karting

Surpreende… ou talvez não. O talento natural de Luís Alves – materializado com a conquista de três títulos consecutivos de campeão nacional nas categorias Cadete e Juvenil, só para citar alguns – faz com que seja sempre um piloto a ter em conta em qualquer circunstância. No Kartódromo de Viana do Castelo, na sua estreia a competir no Campeonato de Portugal de Karting da exigente categoria Júnior – com apenas 12 anos de idade – garantiu um lugar no top-5 entre mais 20 concorrentes.

A época de 2018 será para Luís Alves a descoberta de ‘um mundo novo’, dado que vai disputar a categoria Júnior, destinada a pilotos com idades compreendidas entre os 12 aos 15 anos. O piloto de Guimarães poderia manter-se esta época na categoria Juvenil, dado que iniciou esta temporada com 11 anos de idade e completou recentemente 12, mas preferiu transitar já para a categoria Júnior, mesmo sabendo que tinha tudo para sagrar-se tricampeão nacional Juvenil, o que, a suceder-se, seria um feito inédito no Karting português.

“Sim, poderia estar esta época a disputar a categoria Juvenil do Campeonato Nacional. Mas eu, a minha família e a minha equipa decidimos que era melhor para mim passar já para a categoria Júnior, pois tem um pelotão com muitos participantes, com pilotos bastante bons e experientes. E eu ao correr com eles posso evoluir mais como piloto”, explicou Luís Alves, para depois responder-nos quais são os seus objetivos em termos de resultados. “A categoria Júnior está a ser disputada por mais de 20 pilotos e são vários os candidatos à vitória. Por isso, como este também é o meu primeiro ano como Júnior, se eu e a minha equipa, com a ajuda do meu mecânico Arlindo, terminar-nos a época no top-5, é um resultado muito positivo. O meu pai até diz que já é uma classificação ambiciosa tentar o top-5. Mas o importante agora é evoluir, para então depois, nos anos seguintes, poder ter objetivos mais ambiciosos”, referiu o jovem vimaranense, que está integrado na equipa Racing Academy & Competition (RAC) e é patrocinado pela DIPE, pela DL Cozinhas e pela Raíz Carisma.

A segunda prova do Campeonato de Portugal de Karting está agendada para os dias 26 e 27 de maio e será disputada no Kartódromo Internacional de Leiria.