Manuel dos Santos com Estreia e Evolução Promissora na Categoria Cadete 2016

O piloto de Lisboa, Manuel dos Santos iniciou a época com apenas 7 anos de idade, com a participação no Campeonato Nacional de Karting, efetuando a estreia na Categoria Cadete.

Depois de no ano passado, ter competido na Categoria Iniciação, onde se sagrou Vice-Campeão Nacional, ter conquistado a Taça de Portugal a que juntou também a vitória no Campeonato Regional (Treko), para este ano, a transição natural, passou pela participação na Categoria Cadete, que estava repleta de pilotos muito mais velhos e experientes, em que quase metade destes, repetia a participação e em alguns casos era já a terceira vez que o faziam.

Resumindo o que foi a participação do Manuel dos Santos, no Campeonato Nacional, que começou na pista de Leiria, em que a espectativa, era ser o mais consistente possível e rodar em tempos não muito distantes dos pilotos mais experientes, objetivo mais que conseguido, pois, desde os treinos livres, que rodou próximo do top-ten. Depois, infelizmente na corrida da final de Sábado o pior aconteceu, com um espetacular acidente, depois de um toque com outro piloto, em que o seu kart capotou aparatosamente, mas felizmente não teve a gravidade que se temeu. No entanto, no Domingo, mostrando enorme bravura, quis continuar a competir, terminado as duas corridas de Domingo na 10º posição e sempre na luta pela disputa do melhor resultado, sem qualquer ressentimento do ocorrido no dia anterior.

Para a segunda prova, que se disputou na pista de Portimão, pista que era desconhecida para o Manuel, e onde apenas conseguiu efetuar um único dia de treino, na semana anterior à prova, dia esse que foi realizado sob imenso calor. Na semana seguinte, já no fim-de-semana de prova, as condições meteorológicas, eram exatamente opostas do esperado, muito adversas com muita chuva e vento forte, o que complicou a sua adaptação, pois nunca tinha treinado nessas condições. Mesmo assim, das três corridas concluídas - pois numa delas, foi posto fora de pista, devido a um toque de outro piloto, ainda na volta de formação da grelha – terminou novamente muito próximo dos dez primeiros.

 

A meio do ano e, na pausa do Campeonato, disputou-se a Taça de Portugal no traçado de Viana do Castelo, em que a evolução no andamento em pista era notório, tendo registando nos treinos, tempos no top-6 e num dos treinos chegou mesmo a efetuar a 3º tempo à geral.

Na primeira corrida de qualificação, é mais uma vez, vítima de um toque de outro piloto, tendo concluído essa corrida muito atrasado e que condicionou as restantes corridas do programa, terminado a final no 10º lugar.

A segunda metade do Campeonato Nacional, teve lugar no kartódromo do Bombarral, pista que o Manuel conhece bem, pois foi nesta pista que se iniciou, quando tinha apenas 5 anos.

Assim, apresentou-se ainda mais motivado, disputando cada treino e cada corrida, com um andamento muito forte, ombreando e disputando cada metro de pista, com os pilotos mais experientes e muitos mais treinos do que ele, chegando mesmo a andar em 5º lugar, muito acima dos objetivos no inicio da época. Como alguém dizia, com graça “os outros pilotos têm mais voltas às pistas, que o Manuel tem… curvas”

A derradeira prova do Campeonato Nacional, teve lugar na pista de Braga, mais uma vez e com apenas dois dias de treino, realizados nas vésperas do fim-de-semana da prova, a disputa por um lugar no top-10 foi enorme, sempre em evolução constante e melhoria nos tempos por volta, que culminaram com um 9º lugar e três magníficos 8º lugares, nas quatro corridas realizadas, mas ainda mais encorajador, para este seu primeiro ano na categoria, foi ter chegado a rodar de forma regular, a menos de meio segundo dos primeiros.

Para finalizar, resta agradecer a toda a equipa, MaxPower Kart Team, pilotos e seus familiares, pelo apoio e momentos de diversão vividos ao longo do ano e obviamente, um agradecimento ainda maior, às pessoas e aos patrocinadores Delta Cafés, CAT e Bact3ria.com, que ajudaram na viabilização deste projeto.