Mateus Cabrelli em Viana do Castelo para o Rotax Max Challenge Portugal

Para além de estar a disputar o Campeonato Nacional de Karting 2016 como estreante na categoria Cadete, Mateus Cabrelli está a competir pela primeira vez no prestigiado Rotax Max Challenge Portugal, competição que vai cumprir, este fim de semana, a quinta e última prova no Kartódromo de Viana do Castelo. O piloto do Algarve, que alinha na categoria Micro-Max, destinada a pilotos com idades entre os 7 e os 10 anos, vai enfrentar um vasto e forte pelotão de 25 concorrentes, entre os quais constam alguns nomes bem sonantes da especialidade oriundos da vizinha Espanha. Mateus Cabrelli, que tem apenas 7 anos de idade, está na 9ª posição da tabela classificativa – sendo o melhor ‘rookie’ – entre quase três dezenas de participantes e tem como objetivo concluir a competição no top-10, dado que 2016 é o seu ano de estreia a competir no Rotax Max Challenge Portugal.

Tendo em conta que Mateus Cabrelli tem apenas 7 anos de idade e que está a competir numa categoria, a Micro-Max, cuja maioria dos adversários já têm três anos de experiência, o nono lugar que ocupa na tabela classificativa – onde é o melhor ‘rookie’ – entre cerca de três dezenas de pilotos, é uma classificação naturalmente positiva para Mateus Cabrelli, pelo que, nesta quinta e última prova, o jovem piloto do Algarve vai estar empenhado em voltar a rodar nos lugares da frente por forma a garantir um lugar no tão ambicionado top-10 do Rotax Max Challenge Portugal.

Contudo, a prova minhota não se vislumbra nada fácil para Mateus Cabrelli, uma vez que vai enfrentar uma vasta e forte concorrência, na qual constam nomes bem conhecidos da especialidade, incluindo da vizinha Espanha. Mas, como sempre, Mateus Cabrelli que em 2015 sagrou-se Campeão Nacional da categoria Iniciação, apesar de reconhecer que esta época é sobretudo para evoluir está confiante quanto à obtenção de um bom resultado que lhe permita terminar a competição como melhor ‘rookie’ e também incluído no top-10. “Estou bastante motivado para conseguir uma boa classificação na quinta e última prova do Rotax Max Challenge Portugal”, comentou Mateus Cabrelli para depois fazer um pequeno balanço desta temporada: “Sim, é verdade. Tem sido uma época difícil porque estou a competir com adversários muito experientes, mas com o apoio da minha família, da minha equipa e da minha Escola EB1 Mãe Soberana e do Agrupamento Eduardo Pacheco, tenho conseguido evoluir bastante”.

Na sexta-feira, dia 30 de setembro, Mateus Cabrelli estará no Kartódromo de Viana do Castelo para realizar várias sessões de treinos livres não oficiais, assim como no sábado, dia 1 de outubro, enquanto no domingo, dia 2 de outubro, depois de uma sessão de treinos livres oficiais de 8 minutos, quando forem 10h25 alinhará na sessão única de 10 minutos de treinos cronometrados que ditará a grelha de partida para a Final 1 marcada para as 11h50, enquanto as Finais 2 e 3 realizar-se-ão às 13h40 e às 15h20, respetivamente. Recordamos que o somatório dos resultados obtidos nas três Finais determinará a classificação da prova minhota. A cerimónia de entrega de prémios decorre a partir das 16h15.