No segundo dia do Campeonato da Europa de Karting a luta pelas primeiras posições começa a ser intensa, depois de uma jornada em que os pilotos descobriram a pista e procuraram encontrar as melhores afinações para o traçado algarvio.
Na Categoria OK, Tomás Mota (Tony Kart/Vortex/Vega) levou a melhor sobre Andriy Pits (CRG/Parilla/Vega) na luta entre os portugueses, que foram 23.º e 24.º, respectivamente, entre os 32 pilotos em acção, a quase um segundo da espanhola Marta Lopez ((Evokart/Parilla/Vega), que garantiu a “pole position” ao bater o polaco Karol Basz (Kosmic/Voretx/Vega), por 0,142”, na sua última passagem pela meta.
Como consequência de só haver 32 pilotos presentes na Categoria, os dois portugueses garantiram a presença na final, uma vez que, como o limite da pista é de 34 karts, não haverá pré-finais.
Os 72 pilotos da Categoria Junior foram divididos por três séries (24 em cada uma) com o inglês Finlay Kenneally (FA Kart/Vortex/Vega) a ser o mais rápido na primeira sessão (57,846”) e a não ver o seu tempo superada, nas duas séries seguintes.
Aliás a primeira sessão foi a mais rápida, com o malaio Musyaffa Mizzuddin (DR/TMRacing/Vega), o marroquino Sami Taoufik (FA Kart/Vortex/Vega) e o francês Theo Pourchaire (Kosmic/Vortex/Vega) a juntarem-se a Finlay Keneally no segundo “57”, segundo ao qual só o seu compatriota Victor Martins (Kosmic/Parilla/Vega) conseguiu chegar nas outras duas séries.
Como consequência, Finlay Kenneal