Simão Ventura vence no Europeu de Karting

Como consequência da vitória na corrida de repescagem da Categoria Academy, a primeira do programa, Simão Ventura (Exprit/Vortex/Vega) garantiu a presença nas pré-finais, juntando-se a Tomas Mota e Andriy Pits, estes na Categoria OK.

Apesar de ter largado da quinta posição, Simão Ventura só precisou de três voltas ao Kartódromo de Portimão para assumir o comando da corrida, que terminaria em situação de bandeira amarela, por causa do despiste de Al Qubaisi, que levou à neutralização das últimas três voltas.

Na primeira pré-final da categoria, Simão Ventura saiu da 29.ª posição da grelha, correspondente ao lugar reservado ao vencedor da corrida de repescagem e foi ganhando posições para terminar no 23.º lugar, posição de que vai arrancar para a final.

A corrida foi ganha pelo inglês Callum Bradshaw (Exprit/Vortex/Vega) que, a duas voltas do final, suplantou o belga Xavier Handsaeme (Exprit/Vortex/Vega), com quem vai partilhar a primeira linha da grelha.

Na pré-final da Categoria OK, Andriy Pits (CRG/Parilla/Vega) recuperou seis lugares, subindo de 19.º para 13.º, enquanto Tomas Mota (Tony Kart/Vortex/Vega) ganhava cinco posições ao terminar em 24.º, depois de ter partido de 29.º

A corrida foi ganha pelo inglês Ben Hanley (Croc Promotions/TM Racing/Vega) que levou a melhor sobre o seu compatriota Tom Joyner (Zanardi/Parilla/Vega)

Coube à Categoria Junior abrir as pré-finais, com o francês Victor Martins (Kosmic/Parilla/Vega) e o australiano Oscar Piastri (FA Kart/Vortex/Vega) a imporem-se nas respectivas pré-finais, o que os coloca na primeira linha da grelha de partida para a final.

E se o australiano comandou a sua corrida de príncipio a fim, o francês cimeçou por ser terceiro, mas logo na segunda volta, das 10, que compunham a corrida, ascendeu ao comando que não mais perdeu.

O inglês Teddy Wilson (CRG/Parilla/Vega) e o malaio Mizzuddin Musyaffa (DR/TM Racing/Vega) vão partilhar a segunda linha, por terem sido segundos classificados nas respectivas corridas.