Pilotos do Campeonato da Europa de Karting já rodaram em Portimão

 

Os 152 pilotos presentes, divididos pelas categorias Junior (72), OK (33) e Academy (47), tiveram o primeiro contacto com o traçado do Kartódromo de Portimão, numa manhã cheia de sol.

 

Na Categoria Academy, o melhor tempo pertenceu ao holandês Kas Haverkort (Exprit/Vortex/Vega) que, na primeira sessão, rodou em 58,743”, com o lituano Kasparas Vaskelis (Exprit/Vortex/Vega) a registar segunda marca, com 58,783” e a bater o finlandês Jonne Ollikainen (Exprit/Vortez/Vega), por 0,001” (!).

Na segunda sessão, Kasparas Vaskelis colocou-se no topo da tabela de tempos, mas não conseguiu melhor do que 58,846”, à frente do francês Thomas Mialane (Exprit/Vortex/Vega) e do sueco Alfred Nilsson (Exprit/Vogue/Veja) que, na primeira sessão, tinham feito melhor do que o lituano na segunda, altura em que Kas Haverkort não foi além do quinto tempo

O português Simão Ventura (Exprit/Vortex/Veja) foi oitavo (59,118”), na primeira sessão, e décimo-quarto (59,383”), na segunda, na qual todos os pilotos rodaram mais devagar, por causa do calor.

Na Categoria Junior, o melhor tempo foi para o finlandês Villie Uitto (Tonykart/Vortex/Veja), que rodou em 58,252”, com o francês Victor Martins (Kosmic/Parilla/Veja), com 58,359” e o marroquino Sami Taoufik (FA Kart/Vortex/Veja), com 58,375” a colocarem-se nos lugares seguintes.

Na Categoria OK, tal como nas restantes, o melhor tempo foi feito na primeira sessão, com o inglês Tom Joyner (Zanardi/Parilla/Veja) a averbar o melhor tempo (55,970”), sendo o único, no conjunto das duas sessões a chegar ao segundo “55”, com o alemão Hannes Janker (CRG/Parilla/Veja), com 56,065”, tempo feito na segunda sessão, a ficar com a segunda posição na classificação combinada.

O russo Alexander Smolyar (Tpnykart/Vortex/Veja), com 56,066”, na primeira sessão, averbou o terceiro tempo.

Os portugueses Tomas Mota (Tonykart/Vortex/Veja) e Andriy Pits (CRG/Parilla/Veja) estiveram discretos, com o primeiro a ser 16.º (56,653”) e a não ter tempo na segunda sessão, e o segundo a ser 17.º (56,670”) e 10.º (56,369”).

Da parte da tarde terão lugar mais duas sessões de treinos livres para cada categoria, sendo expectável que os tempo feitos na sessão matinal permaneçam como os melhores do dia.