Campeonato da Europa de Karting: Só falta Simão Ventura garantir a presença na final

Tarde de intensa competição no Kartódromo de Portimão, com as três categorias a cumprirem as várias mangas de qualificação que definiram as grelhas de partida para as pré-finais.

Simão Ventura (Exprit/Vortex/Vega) é o único português que não tem lugar garantido na final, mas tem, amanhã, hipótese de o fazer na corrida de repescagem da Categoria Academy.

Um incidente, na segunda curva da primeira volta da primeira corrida, no qual se desentendeu com o piloto dos Emiratdos Árabes Unidos, Hamda Al Qubaisi (Exprit/Vortex/Vega), tendo os dois abandonado de imediato, comprometeram as suas aspirações, pois, pelo andamento revelado, sem esse incidente teria, desde já, garantido o lugar na final.

Na segunda manga, o português saiu de 21.º, a mesma posição em que tinha arrancado para a primeira corrida, e recuperou até ao 13.º lugar, mas na volta final perdeu uma posição para o alemão Luke Fungeling (Exprit/Vortex/Vega).

Essas duas corridas foram ganhas pelo belga Xavier Handsaeme (Exprit/Vortex/Vega), com a terceira, em que o belga não participou, por os pilotos terem sido divididos em três grupos, e a participarem em duas corridas, a ter o inglês Callum Bradshaw (Exprit/Vortex/Vega) como vencedor.

Como consequência dos seus resultados, Simão Ventura vai partir da quinta posição da grelha de partida da corrida de repescagem, que vai apurar os seis primeiros dos participantes, para a final, onde já têm lugar assegurado os 28 primeiros da qualificação.

 

Na Categoria OK, as duas corridas de qualificação foram ganhas pela espanhola Marta Lopez (Evokart/Parilla/Vega), que tem dominado a concorrência, com o 13.º lugar de Andriy Pits (CRG/Parilla/Vega) na primeira corrida, ele que foi 25.º na segunda, a ser o melhor lugar dos pilotos portugueses que amanhã alinham na 19.ª posição da grelha, Andriy Pits, e na 29.ª, Tomas Mota (Tony Kart/Vortex/Veja), que desistiu na quarta volta na primeira corrida e foi 21.º na segunda.

Na Categoria Junior, os participantes foram divididos em cinco grupos, em função dos tempos feitos na qualificação, com cada grupo a competir com os outros, com a classificação final a ser elaborada em função dos pontos alcançados em cada uma das quatro corridas em que estiveram envolvidos.

O inglês Finlay Kenneally (FA/Kart/Vortex/Vega), por três vezes, o francês Gillian Henrion(Kosmic/Vortex/Veja) e o australiano Oscar Piastri (FA Kart/Vortex/Vega), por duas  vezes, e o dinamarquês Noah Watt (Tony Kart/Vortex/Vega), o marroquino (Sami Taoufik (FA Kart/Vortex/Vega) e o francês Theo Pourchaire (Kosmic/Vortex/Vega) foram os vencedores das 10 corridas da categoria, com Finlay Kenneally a garantir a “pole position” para a primeira pre-final, por ter sido o menos pontuado, em consequência das suas vitorias e do terceiro lugar nas corrida que não venceu.