Ivan Domingues com estreia vitoriosa no Rotax Max Challenge Portugal

Apesar de uma bem-sucedida carreira no Karting em Portugal e no estrangeiro, Ivan Domingues nunca tinha participado em competições Rotax até disputar a segunda jornada dupla do Rotax Max Challenge Portugal, no passado fim de semana, em Viana do Castelo. O jovem piloto de Leiria de apenas 13 anos de idade surpreendeu a experiente concorrência ao vencer prova de sábado e ficou muito próximo de repetir o feito no domingo.
Atualmente envolvido na luta pelo título de campeão nacional da categoria Júnior, além de ter um preenchido programa em algumas das mais exigentes competições do Karting internacional, como o WSK ou o Campeonato da Europa CIK-FIA, Ivan Domingues e a equipa liderada por Bruno Lisboa decidiram participar na segunda jornada dupla do Rotax Max Challenge Portugal – vulgo Troféu Rotax –, no Kartódromo de Viana do Castelo. Uma verdadeira descoberta para o jovem piloto de Leiria e a sua equipa técnica, que nunca tinham competido com material do construtor austríaco, além de nunca terem rodado com um chassis da categoria Júnior na pista minhota.

Contudo, Ivan Domingues demonstrou a mesma capacidade de adaptação que o levou a vencer a emblemática Taça de Portugal de Karting em 2018, na sua estreia absoluta na categoria Júnior. Desta vez, conseguiu vencer três das quatro finais em Viana do Castelo, dominando a prova de sábado e ficando no 2.º lugar no domingo, fruto de uma penalização de cinco segundos por danos no spoiler dianteiro. Uma performance impressionante e que dá ainda mais motivação ao promissor piloto leiriense. “O Troféu Rotax para nós era uma incógnita, pois só decidimos participar na prova na quinta-feira, com um motor que desconhecíamos por completo e numa pista onde ainda não tínhamos corrido com um chassis Júnior. Terminar o fim de semana com uma pole-position e três vitórias em quatro corridas, é motivo de orgulho para toda a equipa e significa que conseguimos ser competitivos com qualquer tipo de material, já que o Ivan vinha de uma vitória com um motor IAME em Leiria. O Rotax é um motor algo diferente ao nível da aceleração, mas o Ivan adaptou-se ao estilo de pilotagem com naturalidade e fomos os mais rápidos logo desde os treinos de sexta-feira. Sem a penalização no domingo, teríamos ganho as corridas todas, por isso foi um fim de semana quase perfeito”, analisou Bruno Lisboa, técnico do piloto português, patrocinado pela MD Group, MD Moldes, transfor Group, Damásio, amtools group, Gigatel, Mater, Lusitania Seguros, HRS FLOW e DMG MORI, gecim e ENGEL.
Agora, Ivan Domingues vai voltar a representar as cores nacionais no Campeonato da Europa CIK-FIA, que prossegue já no próximo fim de semana, na pista de Kristianstad, na Suécia.