Luís Alves sobe à segunda posição no Campeonato de Portugal de Karting

Perante um pelotão de 22 pilotos, Luís Alves foi um dos principais protagonistas da terceira prova do Campeonato de Portugal de Karting, disputada este fim de semana, no Kartódromo Internacional de Braga. Apesar de se estrear esta época na exigente categoria Júnior, o piloto de Guimarães rodou sempre nos lugares da frente – sendo o mais rápido numa das mangas de qualificação – e na Final garantiu o terceiro lugar do pódio, somando pontos muito importantes que lhe permitem estar agora na segunda posição da classificação geral quando faltam disputar mais duas provas, nas pistas do Bombarral e de Palmela.

Quatro meses depois de completar apenas 12 anos de idade, Luís Alves confirmou este fim de semana que está a ser o piloto sensação da categoria Júnior do Campeonato de Portugal de Karting, onde atuam concorrentes muito fortes e experientes até aos 15 anos de idade. Estreante numa categoria bastante exigente, Luís Alves destacou-se nas primeiras duas jornadas, disputadas em Viana do Castelo e em Leiria, tendo, agora, este fim de semana, em Braga, sido uma das figuras em maior evidência entre um extenso pelotão de 22 pilotos.

O jovem piloto de Guimarães começou por rubricar o segundo melhor tempo nos treinos cronometrados, ficando a escassos 57 milésimos de segundo de garantir a pole-position para a primeira manga de qualificação. Nesta, Luís Alves voltou a notabilizar-se ao cruzar a meta na segunda posição com uma desvantagem de apenas 0,130s para o vencedor, enquanto que na segunda manga, após uma partida difícil, foi quinto classificado, mas rubricou a volta mais rápida.

Na Final, Luís Alves arrancou da terceira posição e manteve-se na luta pelas primeiras posições, acabando por garantir o terceiro lugar do pódio, feito que lhe permitiu ascender à segunda posição da classificação geral do campeonato, liderado pelo eborense Frederico Peters, experiente piloto que venceu prova bracarense. “Conseguimos ter um bom ritmo e constante para rodar sempre nos lugares da frente. Continuamos a evoluir numa categoria nova tanto para mim como para o meu mecânico Arlindo. Após esta terceira prova estamos no segundo lugar do campeonato entre 23 pilotos, mas o nosso objetivo principal continua a ser o mesmo: aprender cada vez mais nesta nova categoria e dar sempre o melhor em cada prova”, comentou o jovem vimaranense, que é patrocinado pela DIPE, pela DL Cozinhas, pela Raiz Carisma e que representa as cores do Vitória Sport Clube Racing.

Recorde-se que Luís Alves já se sagrou Campeão Nacional nas categorias Cadete e Juvenil.