Luís Alves garante meritório 3º lugar no Campeonato de Portugal de Karting

Com apenas 12 anos de idade, e sendo estreante absoluto na competitiva categoria Júnior, Luís Alves conseguiu o feito de terminar o Campeonato de Portugal de Karting no terceiro lugar final, voltando a subir ao pódio na quinta e última prova da competição, disputada no passado fim de semana no Kartódromo Internacional de Palmela. Um resultado que confirma o piloto de Guimarães – bicampeão nacional da categoria Juvenil e campeão da categoria Cadete – como um dos maiores jovens talentos do Karting nacional.

No Kartódromo Internacional de Palmela, numa ronda sob a organização do Kart Clube de Lisboa, Luís Alves tinha como missão lutar até ao último ‘metro’ pelo título da categoria Júnior, um desfecho que estava ainda ao seu alcance após mais uma excelente exibição nas rondas anteriores, sobretudo, no Bombarral.

No sábado, o piloto apoiado pelo Vitória Sport Clube começou por estabelecer o segundo melhor tempo nos treinos cronometrados, a escassos 105 milésimos de segundo da pole position. No domingo, Luís Alves confirmou a sua rapidez com mais dois segundos lugares nas mangas de qualificação, tendo inclusive liderado a segunda manga durante metade da corrida.
Uma performance que abria boas perspetivas para a Final, disputada em 15 voltas ao traçado de 1270 metros. Uma partida algo atribulada, relegou o jovem ‘rookie’ para a quinta posição, mas Luís Alves não baixou os braços e foi subindo posições até chegar ao terceiro lugar, embora já sem tempo para alcançar o segundo classificado, devido à partida. Com este resultado em Palmela – sendo quarto pódio em cinco Finais do campeonato – Luís Alves garantiu o terceiro lugar na edição 2018 do Campeonato de Portugal de Karting da categoria Júnior, onde participaram mais de 20 pilotos. “Chegámos a Palmela em posição de ainda discutirmos o título, algo que nunca imaginávamos no início do ano”, revelou Luís Alves, que tinha vencido a prova anterior, no Bombarral, no mesmo fim de semana em que recebeu o prémio 'Jovem Revelação do Desporto', atribuído pela Câmara Municipal de Guimarães. “Senti-me bem nas mangas de qualificação, mas na Final a partida foi ‘atribulada’ e fui passado por dois pilotos no arranque. Depois tive de recuperar essas posições, numa pista onde existem poucos pontos de ultrapassagem. Ainda assim, consegui chegar ao terceiro lugar e fiquei contente, já que os meus adversários diretos também estavam muito fortes. No início da época o nosso objetivo era classificarmo-nos no top-5, por isso chegar ao final do campeonato no terceiro lugar, com quatro pódios e uma vitória logo no meu ano de estreia na Júnior, é muito positivo. Quero agradecer a todos os nossos patrocinadores, à minha família, aos meus mecânicos, Arlindo e Jorge, pelo excelente trabalho que fizeram comigo, e a todos os que acompanham a minha carreira e me dão força dentro e fora das provas. Vamos começar agora a pensar na Taça de Portugal de Karting que é outra competição muito importante”, concluiu o jovem piloto do Vitória Sport Clube, patrocinado pela DIPE, pela DL Cozinhas e pela Raiz Carisma.

A carismática Taça de Portugal de Karting será disputada entre os dias 2 e 4 de novembro, no Kartódromo Internacional do Algarve, em Portimão.