Manuel dos Santos – 5º lugar na corrida de Viana

No passado fim-de-semana de 27 e 28 de Maio, disputou-se a terceira prova do Campeonato Nacional de Karting, no circuito de Viana do Castelo.

Era uma prova, em que o jovem piloto de Lisboa, se sentia menos à vontade, pois não teve oportunidade de efetuar, qualquer treino nesta pista antes da corrida, e, como o mesmo refere “ é a pista que tem o traçado que menos gosto, para além de que, nos anos anteriores e em outras corridas que aqui disputei, nunca tive muita sorte”. Ainda assim, a motivação e empenho, com que sempre vai para cada prova, estava demonstrado, com o andamento muito forte, logo nos treinos livres oficiais, em que obteve sempre tempos entre os três melhores registos.

No Sábado à tarde, com habitualmente, teve lugar o treino de qualificação, em que o Manuel, obteve o 3º melhor tempo, a pouco mais de 0,3 segundos da pole-position, que lhe permitia partir do lado interior da pista, mais favorável para a abordagem da primeira curva.

Assim, na primeira manga de qualificação, fez uma excelente partida e conseguiu assumir logo a 2ª posição, que veria a disputar de forma aguerrida durante toda a corrida, com constantes ultrapassagens com outro adversário, mas conseguindo, resistir e assegurar a 2º posição.

No Domingo, na segunda manga de qualificação, infelizmente no momento da partida uma pequena desatenção e, a agravar o facto de estar no lado exterior da grelha, fez com que perdesse algumas posições, mas recuperou muito bem e lançou-se na disputa pelos melhores lugares, terminado essa corrida no 4º lugar, o que no resultado de conjunto da duas mangas de qualificação, lhe iria permitir largar novamente da 2º posição, para a corrida final, esta, com uma maior número de voltas e pontos para o campeonato.

A corrida final, na tarde de Domingo, foi das mais disputadas do todo o programa de corridas desse fim-de-semana, com constantes ultrapassagens entre os vários pilotos e com o Manuel a ser autor de grande maioria delas, terminando no 5º lugar a escassos 0,195 segundos do 3º lugar.

Para finalizar, o jovem Manuel referiu que “quero mais uma vez, agradecer o apoio de todos, ao longo do fim-de-semana. Pedir desculpa, por alguns pequenos erros que cometi, mas que só serviram, para me tornar ainda mais forte, para as próximas corridas. Um agradecimento especial ao meu mecânico Miguel ‘Max’, que sempre fez de tudo para ter o meu kart com as melhores afinações, a todos os elementos da minha equipa MaxPower Kart Team e aos meus patrocinadores DELTA, MAP Engenharia, CAT e Car Academy