Yohan Sousa reforça liderança no Campeonato Nacional de Karting X30 Shifter

Após uma longa paragem de cerca de três meses sem competir (devido a uma lesão no pé esquerdo), não coincidindo, contudo, com o calendário do Campeonato Nacional de Karting, Yohan Sousa regressou à competição, este fim de semana, para disputar a terceira jornada dupla da categoria X30 Shifter – a classe rainha da modalidade em Portugal –, na qual é campeão em título. O piloto do Entroncamento apresentou-se no traçado da região oeste na liderança, mas ainda a recuperar da lesão. Mesmo assim conseguiu bons resultados quer nas mangas de qualificação quer nas Finais (dois segundos lugares) que lhe permitiram reforçar o comando no campeonato.

Yohan Sousa surgiu no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, na liderança do Campeonato Nacional de Karting da categoria X30 Shifter com uma vantagem de 36,5 pontos face ao segundo classificado. O piloto do Cabo Júnior Team, que corre ao volante de um kart equipado com chassis Zanardi e motor Iame, em virtude de ainda estar em processo de recuperação de uma lesão no pé esquerdo, tinha como objetivo concluir as corridas nos melhores lugares possíveis e manter-se no comando.

Mas tal como fez nas duas primeiras provas do campeonato realizadas nos circuitos de Leiria e Portimão – embora tenha subido ao lugar mais alto do pódio –, conseguiu rodar nos lugares da frente tanto nas mangas de qualificação como nas Finais, tendo nestas garantido a segunda posição, sendo suficiente para manter-se na liderança. E em virtude dos resultados obtidos pela concorrência, Yohan Sousa acabou mesmo por regressar ao Entroncamento com a primeira posição da classificação geral ainda mais reforçada, numa altura em que falta disputar mais uma prova, agendada para os dias 8 e 9 de outubro, no Kartódromo Internacional de Braga, pista onde poderá sagrar-se bicampeão nacional da única categoria cujos karts estão equipados com caixa de velocidade. “Não estava à espera de conseguir estes resultados nesta prova, pois ainda não estou cem por cento recuperado da lesão no pé esquerdo. Nas travagens tinha alguma dificuldade, mas foi um fim de semana muito positivo para as contas do campeonato. Espero estar melhor na última prova…”, comentou Yohan Sousa, para depois recusar a ideia de que a revalidação do título está garantida: “Só quando estiver terminada a última corrida do campeonato é que se pode falar em títulos. Mas é verdade que estou numa situação privilegiada”, concluiu.