‘Rookie’ Luís Alves falha conquista da Taça de Portugal… por 0,103s!

Luís Alves – que ainda só completou 10 anos de idade em fevereiro e podia cumprir mais uma época na categoria Cadete, mas optou para transitar para a Juvenil por ter sido Campeão Nacional e Vencedor da Taça de Portugal em 2015 –, viveu um fim de semana intenso na pista de Viana do Castelo. Os cerca de 17 quilómetros da edição deste ano da Final da Taça de Portugal da categoria Juvenil foram constantemente emocionantes, quer para pilotos quer para quem assistia, dado que após o primeiro terço da corrida, o vimaranense Luís Alves, o gaiense Guilherme de Oliveira e a bracarense Mariana Machado (campeã nacional em título) ‘digladiaram-se’ com um fair-play notável na luta pela vitória até à bandeira xadrez. Guilherme de Oliveira venceu e Luís Alves acabou por ser segundo classificado, ficando a 103 milésimos de segundo (!) da vitória, sendo protagonista de mais uma Final épica… para o seu vasto currículo, para a sua equipa Red Line Motorsport, para o Karting nacional e para a cidade de Guimarães. Concluída a Taça, Luís Alves vai estar agora focado no Campeonato Nacional onde é líder destacado com 131,5 pontos, quando faltam disputar duas provas: no Bombarral e em Braga.
Mas no que diz respeito ao que se passou na 35ª edição da emblemática Taça de Portugal de Karting da categoria Juvenil, Luís Alves, com um kart equipado com chassis Haase, preparado pela sua equipa Red Line Motorsport, função entregue a Arlindo Cruz, começou por ser o segundo mais rápido nos treinos cronometrados – ficando a 26 milésimos de segundo da melhor volta –, mas depois venceu quer a primeira quer a segunda corrida de qualificação, conquistando a pole-position para a Final.
Com duas vitórias nas mangas, o piloto de Guimarães – embora estreante na categoria Juvenil – era naturalmente apontado como um dos principais candidatos à vitória. Na partida não foi tão bem-sucedido, mas com a garra e talento que lhe são conhecidos, à 4ª das 15 voltas ao traçado minhoto de 1117 metros, colocou-se na segunda posição e foi tentando ‘construir’ mais uma importante vitória para juntar ao seu já vasto palmarés. A três voltas do final, Luís Alves assumiu a liderança e a partir daí, os cerca de 3,5 quilómetros para o términus da corrida foram verdadeiramente estonteantes, ficando o público com o olhar ‘pregado’ apenas nos três primeiros posicionados, tal era a incerteza de quem poderia vencer a 35ª edição da mítica Taça de Portugal de Karting da categoria Juvenil.
E tudo ficou decidido nos últimos metros: Guilherme de Oliveira acabou por vencer, Luís Alves cruzou a meta na segunda posição, com uma escassa desvantagem de 103 milésimos de segundo (!)… e Mariana Machado – campeã nacional em título – terminou imediatamente a seguir. “Qualquer um poderia ter ganho”, como fez questão de sublinhar no final da prova Guilherme de Oliveira que, com esta afirmação, elevou ainda mais o fair-play que se viveu dentro e fora de pista.
“Se vencesse esta seria a minha terceira Taça de Portugal”, referiu Luís Alves, que conquistou a emblemática competição nas categorias Iniciação e Cadete, para depois prosseguir: “Mas cometi um pequeno erro na última volta, pelo que fui segundo classificado. As corridas são assim e agora tenho de estar concentrado no Campeonato Nacional no qual sou líder. Contudo, tenho de trabalhar muito para poder conquistar o título, pois a concorrência é muito forte e este é o meu primeiro ano que corro nesta categoria. Agradeço à minha equipa Red Line Motorsport e ao meu mecânico Arlindo Cruz por me proporcionar um kart competitivo, aos meus patrocinadores, aos meus colegas de equipa, Bruno Ponte, Melle Ouwens e Jesse Doorgeest que sempre nos apoiamos uns aos outros e, naturalmente, à minha família, amigos e vimaranenses”, concluiu Luís Alves, que tal como os seus, colegas, decorou, especialmente para esta prova, o seu kart com as cores de Portugal em homenagem aos títulos europeus que os atletas portugueses alcançaram nas mais variadas modalidades em 2016.