Matilde Fidalgo foi uma das vencedoras na Final do The Girls on Track em Le Mans. A jovem de 16 anos, foi uma das seis escolhidas entre as 27 participantes, para integrarem o Training Camp da FIA que visa preparar as jovens piloto para uma carreira no automobilismo. Um feito notável para Matilde que participou nas fases de selecção em Portugal sem qualquer experiência na modalidade.
Para além de Matilde, a FPAK levou mais duas finalistas, Inês Moreira e Carolina Trindade, que tiveram igualmente um excelente desempenho. Valeu, no entanto, a experiência de poder participar num programa internacional que juntou 27 participantes de nove países da Europa.
Matilde Fidalgo já tinha dado nas vistas nas fases de selecção em Portugal: foi a melhor entre as candidatas que se apresentaram em Matosinhos. Mas tarde rumou a Cascais, onde mais uma vez foi a mais rápida. Em Leiria, onde se juntaram as 12 melhores das fases de selecção, Matilde voltou a não dar hipóteses e registou sempre os melhores tempos, fazendo realçar claramente as suas capacidades e qualidades para vingar no desporto automóvel.
Antes de partir para Le Mans, onde sabia que o grau de exigência era elevado, Matilde dizia: “Quero trazer a Taça para casa mas também divertir-me e aprender o máximo que puder”. Já nessa altura a determinação e o foco da jovem não passava despercebido.
Depois de ser selecionada para dar continuidade ao projecto que é apoiado pela FIA e pelo programa Erasmus+ da União Europeia, Matilde não escondia o estado de felicidade: “Muito feliz por ter conseguido atingir o meu objectivo. Foi uma experiência única. Os treinos na academia e conduzir pela primeira vez um kart em competição foi o ponto alto daqueles dias. Agora, espero ansiosamente pelo Training Camp e por conseguir ser no futuro piloto profissional”, referiu a menina que deixou as melhores impressões junto da FIA.
Para a FPAK, este resultado acabou por não ser uma surpresa: “Desde o início que sabíamos que a Matilde tinha características muito especiais e invulgares para quem não tinha experiência. A determinação com que sempre enfrentou os desafios e a capacidade de se focar no objectivo que pretendia atingir, levaram-nos a acreditar que chegaria longe. E já chegou. Esta é a sua primeira grande conquista. A FPAK, tudo fará para ajudar a Matilde, não só a dar os primeiros passos no Karting, como a desenvolver uma carreira bem sucedida. É um talento que tem de ser aproveitado”, referiu Ni Amorim, Presidente da FPAK.