Campeonato de Portugal de Karting KIA teve corridas animadas em Fátima

Depois do arranque no Bombarral, a segunda prova do Campeonato de Portugal de Karting KIA reuniu um total de 71 pilotos no Funpark – Kartódromo de Fátima, numa jornada sob a organização do Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria.

Romeu Mello (Iniciação), Maria Germano Neto (Cadete), Adrián Malheiro (Juvenil), Tomás Ribeiro (Júnior), Guilherme de Oliveira (X30 Sénior), Yohan Sousa (X30 Super Shifter à geral e Sénior), Fábio Mota (X30 Super Shifter Master) e João Dias (X30 Super Shifter Gentleman) saíram vitoriosos de um fim de semana onde a chuva também foi protagonista.

Categoria X30 Super Shifter

Com Hugo Marreiros a chegar a Fátima na frente do campeonato absoluto, a grande novidade nesta segunda prova do ano foi o regresso do consagrado Yohan Sousa (Kart Republic), que acabou por ser o principal protagonista do fim de semana. A alternância entre piso seco e molhado provocou dificuldades na escolha dos melhores pneus e afinações, mas Yohan Sousa acabou mesmo por vencer as duas mangas de qualificação e a Final.

Na corrida decisiva, o piloto do Entroncamento terminou na frente de Fábio Mota (Birel ART), que foi o mais forte na categoria Master, enquanto Rita Teixeira (Kart Republic) também esteve em excelente plano ao subir ao pódio absoluto, sendo ainda segunda na Sénior (só atrás de Yohan Sousa). Tiago Teixeira (CRG) foi o quarto classificado da geral e assumiu, assim, o comando do campeonato absoluto e da Sénior. Miguel Ramos (CRG) terminou logo atrás e completou o top 5 em Fátima, numa prova onde o madeirense João Dias (Kart Republic) foi o mais forte na categoria Gentleman.

Categoria X30 Sénior

Após o triunfo no Bombarral, Mariana Machado (Praga) chegava a Fátima como líder da categoria X30 Sénior, mas Guilherme de Oliveira (Tonykart) esteve muito competitivo tanto no piso seco como molhado, garantindo a pole position nos treinos cronometrados, dominando por completo a segunda manga de qualificação e vencendo também a Final. Com isto, o piloto de Vila Nova de Gaia passou para a frente do campeonato, depois de uma corrida onde Manuel Leão (Exprit) foi o seu principal adversário, garantindo um positivo segundo lugar. A completar os lugares do pódio, o venezuelano de origem checa Zdenek Chovanec (Exprit) fez uma corrida de recuperação rumo ao terceiro lugar, enquanto o espanhol Alvaro Garcia (Tonykart) e Tomás Caixeirinho (Kart Republic) completaram o top 5 em Fátima. Registo ainda para a vitória do surpreendente Tomás Guedes (DR) durante a manga de qualificação de sábado.

 

Categoria Júnior

Luís Alves (Kart Republic) era o líder da categoria Júnior à chegada a Fátima e o piloto de Guimarães manteve essa posição no final da segunda prova do campeonato. Contudo, Tomás Ribeiro (Tonykart) e Duarte Pinto Coelho (Tonykart) conseguiram isolar-se na frente durante a Final, encetando um interessante duelo que foi favorável ao piloto de Fafe, que ultrapassou Duarte Pinto Coelho já na fase final da corrida. Autor de uma corrida notável, Luís Leão (Exprit) recuperou nove posições e terminou no pódio, com Luís Alves – que discutiu essa posição com Henrique Cruz (Kart Republic) até aos metros finais – ter descido ao quarto lugar devido uma penalização por saída parcial dos corredores de partida. José Barros (Kosmic) fechou os cinco primeiros em Fátima, num fim de semana onde Henrique Cruz e Ivan Domingues (Mad Croc) dividiram vitórias nas mangas de qualificação.

Categoria Juvenil

O campeão em título Adrián Malheiro (Praga), que já tinha vencido na abertura, no Bombarral, reforçou o comando do campeonato na categoria Juvenil com mais uma exibição quase perfeita em Fátima. O jovem luso-espanhol foi o mais rápido nos treinos cronometrados, venceu as duas mangas de qualificação e dominou também a Final, alheio ao duelo que se desenrolou entre José Pinheiro (Praga) e João Oliveira (Tonykart) pelo segundo lugar, favorável a José Pinheiro, embora o jovem piloto da Batalha tenha registado a volta mais rápida da corrida.

Pedro Carvalho (Tonykart), que chegou a ser segundo na derradeira manga de qualificação, foi o quarto classificado na Final, na frente de Manuel dos Santos (Parolin), que tinha sido um dos mais rápidos nos treinos de sábado. Rodrigo Vilaça (Tonykart) foi sexto na corrida decisiva e Francisco Costa (Praga) foi o sétimo classificado.

Categoria Cadete

Tal como no Bombarral, a jovem Maria Germano Neto (Praga) voltou a estar em evidência ao ganhar a emocionante corrida da categoria Cadete em Fátima. Com Tiago Lima (EKR) a revelar-se muito forte no sábado, obtendo a pole position nos treinos cronometrados e a vitória na primeira manga de qualificação, no domingo foi a vez de Santiago Alves (Mad Croc) triunfar na segunda manga de qualificação, antes de Maria Germano Neto bater toda a concorrência na corrida decisiva.

João Maria Gouveia (Praga) foi o segundo classificado, a escassos 0,319s da vencedora, enquanto Santiago Alves completou o pódio também a menos de um segundo da primeira classificada. Tiago Lima fechou o fim de semana de Fátima com o quarto lugar e Noah Monteiro (Parolin), que tinha subido ao pódio no Bombarral, também voltou a demonstrar a sua evolução com mais um top 5.

Categoria Iniciação

Sempre importante para a captação de novos valores para o CPK, a categoria Iniciação voltou a colocar em pista os mais jovens pilotos do panorama nacional. Entre estes, Romeu Mello (Birel ART) repetiu o triunfo da jornada inaugural e reforçou o comando do campeonato, numa jornada muito equilibrada e onde Guilherme Morgado (Parolin) foi o mais rápido nos treinos cronometrados e na segunda manga, com o piloto de Loures a assegurar depois o segundo lugar na Final, a apenas 0,2s do vencedor Romeu Mello.

Joana Lima (Birel ART) também voltou a mostrar a sua rapidez e subiu ao terceiro lugar do pódio, na frente de Xavier Lázaro (Birel ART) que tinha começado o fim de semana com a vitória na segunda manga de qualificação. O rookie Vasco Moreira (Parolin) completou os cinco primeiros nesta segunda prova da temporada.

O Campeonato de Portugal de Karting KIA ruma agora ao Kartódromo Internacional de Leiria, nos dias 11 e 12 de maio, com a organização novamente a cargo do Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria.