Yohan Sousa é o único piloto português no Campeonato Ásia-Pacífico em Macau

Após sete anos, Portugal volta a ter um piloto no Campeonato Ásia-Pacífico de Karting. A emblemática competição que será disputada no Kartódromo Coloane, em Macau, entre 8 e 11 de dezembro, está esta temporada reservada apenas à categoria KZ, a classe rainha do Karting mundial das competições CIK-FIA, na qual alinham sobretudo ‘pilotos de fábrica’, isto é, pilotos profissionais com largos anos de experiência na modalidade e que ostentam os mais importantes títulos da disciplina. Yohan Sousa – que não tem passado despercebido às principais estruturas de Karting internacional –, será a aposta dos italianos da CRG, apesar do piloto português nunca ter disputado a categoria KZ, onde se inserem os karts mais rápidos e equipados com caixa de velocidades. Um marco muito importante para Yohan Sousa mas também para Portugal.

Com quatro títulos de campeão nacional de Karting, quatro Taças de Portugal e um ‘inesquecível’ 3º lugar no Mundial Iame em Le Mans, entre outras conquistas importantes, Yohan Sousa, com apenas 16 anos de idade, tem necessariamente de apostar nas competições onde alinham os melhores do mundo para assim poder evoluir mais e tentar conquistar resultados de relevo internacional, não só importantes para si mas também para Portugal, que passará assim a ter mais pilotos do desporto automóvel a dignificar as cores nacionais além-fronteiras.

Por isso mesmo, Yohan Sousa aceitou o desafio lançado pelos italianos da CRG: “Gosto muito de correr em Portugal onde já conquistei vários títulos, mas naturalmente se quero evoluir como piloto e alcançar algo mais para mim e para o meu País, tenho de disputar as melhores competições internacionais. Por isso mesmo, a minha participação no Campeonato Ásia-Pacífico é muito importante e também para a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting. Será a minha estreia na competição, bem como na categoria KZ onde atuam os melhores pilotos do mundo e que, curiosamente, os vi correr nas categorias de topo mundial quando ainda me estava a iniciar no Karting.”, sublinhou Yohan Sousa, na antevisão do Campeonato Ásia-Pacífico, que vai correr aos comandos de um kart equipado com chassis CRG e motor TM.