Júnior Racing Team Saboreia de Novo a Vitória no Campeonato de Portugal de Karting KIA

A formação de Aveiro viu os seus seis pilotos presentes no Campeonato de Portugal de Karting KIA ter excelentes desempenhos na etapa de Fátima, em que Tomás Ribeiro venceu a categoria Júnior.

A Júnior Racing Team tornou a ter um excelente desempenho no Campeonato de Portugal de Karting KIA, que teve a sua 2ª etapa disputada no passado fim de semana no Kartódromo de Fátima. Com seis pilotos divididos pelas categorias Cadetes, Juvenis, Júnior e X30, a formação de Aveiro pôde de novo saborear as sensações de uma vitória, materializada no terreno pelo Júnior, Tomás Ribeiro.

Ainda a ganhar experiência na categoria Cadetes, João Maria Pereira garantiu no sábado o 15º tempo de entre os 18 participantes à 2ª etapa do campeonato, com uma volta em 56.004s. Convém referir que as condições atmosféricas estiveram bastante instáveis no passado fim de semana, com aguaceiros a tornarem a pista bastante escorregadia e com o sol a fazer aparições, dificultando sempre a escolha de pneus. Na 1ª manga de qualificação, o piloto aos comandos de um Birel ART conseguiu subir duas posições durante a prova, para concluir no 13º lugar. No Domingo, com ligeiras melhorias no estado do tempo mas ainda com a pista húmida e escorregadia, João Maria Pereira não conseguiu melhor que ser 18º na 2ª manga de qualificação, o que o projetou para o 16º lugar na grelha de partida da Final. Na corrida decisiva, o jovem aos comandos de um Birel ART ganhou várias posições, vindo a concluir num meritório 13º lugar.

Pedro Carvalho e Rodrigo Vilaça, ambos em Tonykart, representaram dignamente a equipa na categoria Juvenis. No sábado, Pedro Carvalho foi 5º nos treinos cronometrados (51.291s), garantindo na tarde desse mesmo dia o 4º lugar na 1ª manga de qualificação. No Domingo, foi brilhante durante a manhã, ao ser 2º na derradeira manga de qualificação. Saindo de 3º (2ª linha) para a Final, Pedro Carvalho concluiu no 4º posto, tendo que se considerar bastante positivo o seu desempenho durante o fim de semana.

Rodrigo Vilaça, o outro representante da equipa de Aveiro nos Juvenis, passou um fim de semana dificil, já que se apresentou em Fátima bastante adoentado. Sempre muito esforçado, embora diminuído fisicamente, Rodrigo Vilaça foi 7º nos treinos cronometrados (52.881s), repetindo essa posição na 1ª manga de qualificação. No Domingo, teve o seu melhor desempenho no fim de semana ao ser 5º na 2ª manga de qualificação. Na Final garantiu o 6º lugar.

Na categoria Júnior, correram pela equipa, Tomás Ribeiro e Diogo Martins. Embora ambos os pilotos tenham tido um desempenho extremamente positivo em Fátima, acabou por ser Tomás Ribeiro quem mais se destacou. O piloto de Fafe começou discretamente por garantir o 7º melhor tempo dos treinos cronometrados (48.073s). Num dia de grande instabilidade atmosférica, com a pista extremamente escorregadia, Tomás Ribeiro foi 5º na 1ª manga de qualificação. No Domingo, o piloto esteve brilhante aos comandos do Tonykart. Desde logo, na 2ª manga de qualificação, Tomás Ribeiro foi 4º. Saindo do 6º lugar para a Final, o jovem de Fafe apresentou a performance perfeita, vencendo a corrida, o que o aproxima da liderança do campeonato.

Diogo Martins tornou a mostrar-se adaptado ao Tonykart, ele que chegou há apenas algumas semanas à equipa de Aveiro. No sábado, foi 10º nos treinos cronometrados, com uma volta em 48.258s. Na 1ª manga de qualificação, nesse mesmo dia, teve uma corrida difícil, concluindo no 11º lugar após ter sido penalizado por carenagem frontal danificada. No Domingo, foi 10º na 2ª manga de qualificação, concluindo a Final no 9º posto, naquela que foi a sua melhor classificação do fim de semana.

Gabriel Caçoilo foi o único representante do Júnior Racing Team na categoria X30, tornando a exibir-se em bom nível naquela que foi a 2ª etapa do Campeonato de Portugal de Karting KIA. No sábado, foi o 5º mais rápido nos treinos cronometrados (47.996s). O dia de sábado não terminaria bem para Caçoilo, que acabou desclassificado na 1ª manga de qualificação, devido a um problema técnico. Domingo foi bem diferente, com o piloto aos comandos do Tonykart a ser 6º na 2ª manga de qualificação, o que não evitou que saísse do último lugar da grelha de partida para a Final. Recuperando até onde foi possível, Gabriel Caçoilo concluiu a corrida mais importante do fim de semana no 9º lugar.

“Não foi um fim de semana fácil derivado ao tempo pois tão depressa estava a chover como a pista secava. Houve alturas em que estávamos no parque fechado com rapports para seco e começava a chover, inclusivamente na X30 para a 1ª corrida pusemos pneus de chuva, ganhámos a corrida com o Gabriel Caçoilo, mas o pai esqueceu-se de colocar os cubos para fora e acabámos desclassificados”, disse Mário Almeida, responsável máximo do Júnior Racing Team. “Na Júnior tivemos que trabalhar muito para encontrar o rapport certo e na Final encontrámos essa solução. Para nós, como equipa, o balanço final do fim de semana é positivo. Agora é preparar a próxima prova, onde vamos lutar pelos resultados. A ver se na Juvenil já temos um novo chassis para um dos nossos pilotos e de resto, é lutar para fazer um bom trabalho.”