Com 15 pilotos a seu cargo em todas as sete categorias do Troféu Rotax, o Júnior Racing Team garantiu vitórias e pódios na visita da competição a Viana do Castelo.
O Júnior Racing Team esteve ao mais alto nível no passado fim de semana em Viana do Castelo, para a disputa da 2ª jornada dupla do ano no Troféu Rotax. A equipa de Aveiro colocou 15 pilotos em pista, divididos por todas as sete categorias da competição.
Na Academy, João Maria Pereira e Oliver Doctor Moran estiveram muito bem durante o fim de semana, com bons desempenhos aos comandos de diferentes conjuntos.
João Maria Pereira (Birel ART), esteve forte no sábado, desde logo ao garantir o 3º melhor tempo nos treinos cronometrados (51.826s). Na Final 1, tornou a ser 3º, mas foi notável na Final 2 que venceu. Na soma das duas corridas, foi mesmo o vencedor. No Domingo, começou por obter o 5º melhor tempo cronometrado (51.634s), garantindo depois o 4º e o 5º lugar nas Finais 1 e 2, sempre ganhando posições em ambas as corridas. Na soma das duas foi 4º, ocupando atualmente o 2º lugar na classificação da categoria, com 392 pontos.
Oliver Doctor Moran (Energy) revelou-se sobretudo muito consistente durante o fim de semana, começando logo por ser o 5º mais rápido nos treinos cronometrados de sábado (52.409s). Nas duas corridas de sábado, sempre saindo do 5º lugar, Oliver Moran foi 6º nas duas, o que lhe garantiu essa mesma posição na classificação da Prova 1 (3ª ronda). No Domingo, foi oitavo nos treinos cronometrados (52.233s), melhorando bastante numa das corridas, ao ser 6º na Final 1 e 8º na Final 2. Na soma das duas foi 7º, ocupando atualmente a 4ª posição na classificação da categoria, com 376 pontos.
“O João Maria Pereira tem evoluído bastante, juntamente com a Iame, nos Cadetes (CPK) e na Rotax com a Micro Academy, ele tem melhorado de dia para dia” referiu Mário Almeida, responsável máximo do Júnior Racing Team. “O Oliver Moran correu connosco pela primeira vez e vai necessitar de mudar de equipamento, pois não conseguimos material para ele daquela marca (Energy). Na próxima corrida já vai estar a competir num Tonykart.”
Na categoria Micro, os três pilotos do Júnior Racing Team são extremamente fortes e todos candidatos ás vitórias. Dos três, destacou-se no sábado Rodrigo Vilaça, que garantiu o 2º melhor tempo nos treinos cronometrados (50.114s). Nas Finais de sábado, o piloto do Tonykart foi 4º na primeira, perdendo duas posições desde o arranque, terminando depois a Final 2 no 9º lugar, em virtude de uma penalização. No Domingo, Rodrigo Vilaça começou forte durante a manhã, obtendo a pole position nos cronometrados, com uma excelente volta em 50.143s. Na Final 1, concluiu na 2ª posição, mas retornou forte ao vencer a Final 2, o que lhe garantiu o 1º lugar na soma das duas corridas. Nas contas do Troféu Rotax é atualmente o 3º classificado (396 pontos).
Christian Costoya (Tonylart), esteve forte em ambos os dias e encontrou nos seus dois companheiros de equipa alguns dos seus mais duros opositores. No sábado, não começou da melhor forma, sendo 6º mais rápido nos treinos cronometrados (50.395s). Nas duas Finais já se mostrou ao seu nível, conseguindo dois segundos lugares, em provas das quais largou da 6ª posição. Na soma das duas corridas, foi 2º. No Domingo, garantiu durante a manhã o 3º melhor tempo dos treinos cronometrados (50.361s). Algumas horas mais tarde, venceu a Final 1, o seu melhor resultado do fim de semana. Na Final 2, andou à frente e nessa posição recebeu a bandeira de xadrez, mas uma penalização relegou-o para o 3º lugar final. Foi 2º na soma das pontuações das duas corridas e mantém-se líder da categoria na classificação do Troféu Rotax (423 pontos).
Salvador Trindade (Birel ART) foi durante todo o fim de semana o piloto que aparentou estar mais forte entre os três do Júnior Racing Team em Viana do Castelo, mas acabou por não ser feliz nos momentos importantes do fim de semana. No sábado, garantiu o 4º melhor tempo nos cronometrados (50.131s). Na Final 1, saiu de 4º para a corrida, andou forte, mas acabou por ser apenas 7º no final, em virtude de uma penalização. Na Final 2, saiu da 2ª posição e esteve novamente forte, mas outra penalização fez com que apenas concluísse em 5º. Na soma das duas corridas, ficou com o 4º lugar. No Domingo, fez de novo a 4ª melhor marca dos treinos cronometrados (50.388s). Na Final 1, outra vez penalizado, acabou relegado para um frustrante 9º lugar. Na Final 2, também viria a ser penalizado, o que fez com não conseguisse melhor que a 7ª posição. Na soma das duas corridas foi apenas 8º, ocupando atualmente a 4ª posição na classificação geral do Troféu, com 391 pontos.
“Como já sabíamos, temos três pilotos extremamente rápidos na Micro, que nas corridas de sábado, a competirem e a passarem-se uns aos outros, acabaram por se desentender em pista, só se salvando o Christian Costoya”, comentou Mário Almeida. “O Trindade (Salvador) teve várias penalizações, de todos os tipos e algumas na minha opinião injustificada. O Vilaça (Rodrigo) ganhou no Domingo, mas todos estavam bastante fortes, inclusive o Salvador, que para mim era o piloto mais forte este fim de semana, só que os toques e as penalizações forçaram-no a correr de trás para a frente e aí é complicado.”
Na categoria Mini, o Júnior Racing Team contou com Pedro Rilhado (Birel ART). O piloto revelou-se sempre muito forte nos treinos cronometrados, em ambos os dias, obtendo o 2º melhor tempo no sábado (47.398s) e o 5º no Domingo (47.413s). Nas Finais, foi 9º e 7º no sábado, o que lhe deu a 7ª posição final. No Domingo, foi 6ª na Final 1 e 5º na Final 2, o que lhe garantiu o 5º lugar e a 6ª posição atual no Troféu, com 370 pontos.
“O Rilhado (Pedro) nos cronometrados faz 2º, depois em corrida não sei o que ele fez, o que se passa, pois nas partidas fica para trás, no desenvolvimento das corridas está nos tempos da frente, mas o problema dele estão a ser as partidas. Vamos treinar mais, para perceber o que se passa com ele, mas decerto tem que se trabalhar mais”, comentou Mário Almeida.
Na Júnior, a equipa de Aveiro contou com três pilotos, Carolina Trindade (Birel ART), Diogo Martins (Tonykart) e Tomás Ribeiro (Birel ART), sendo precisamente o último dos referidos quem garantiu melhores resultados. Tomás Ribeiro efetuou o 3º melhor tempo nos treinos cronometrados de sábado (45.093s), sendo depois o 2º classificado em ambas as Finais corridas nesse dia, o que na soma das duas deu novamente o 2º lugar. No Domingo, Tomás Ribeiro foi o 2º mais rápido nos treinos cronometrados (44.984s), sendo depois 3º em ambas as Finais, mas apenas 4º na soma das duas corridas. Atualmente lidera a classificação geral da Júnior no Troféu Rotax, com 410 pontos.
Diogo Martins tornou a estar bastante forte na prova de Viana, embora isso não se tenha sempre traduzido em resultados. No sábado, fez o 5º melhor tempo nos treinos cronometrados (45.098s), sendo depois 6º e 4º nas duas Finais do dia. Na soma das duas pontuações foi também 4º. No Domingo, efetuou a 8ª melhor volta nos treinos cronometrados (45.392s). A sua prestação nas Finais não começou bem, abandonando na corrida 1. Na Final 2 foi 11º, o que lhe deu a 15ª posição na soma das duas corridas. Ocupa atualmente o 7º lugar nas contas do Troféu, com 332 pontos.
Carolina Trindade, continua a sua evolução na categoria. No sábado fez o 15º tempo nos treinos cronometrados (46.244s), melhorando o seu registo nas duas Finais, sendo 13ª e 11ª. Na soma das duas corridas foi a 12ª. No Domingo, saiu dos treinos cronometrados com o 14º tempo (46.056s), concluindo as duas Finais em 11º e 13º. Ocupou a 11ª posição na soma das duas corridas e é atualmente 11ª nas contas do Troféu, com 286 pontos.
“Na Júnior, o 'Marujinho' (Diogo Martins) tem evoluído cada vez mais, tem andado forte, mas depois há os toques em pista e ele foi tocado por um piloto que nitidamente não travou num gancho à esquerda. Como é um miúdo ainda com pouca experiência de karting, ainda tem alguma dificuldade em superar esses momentos em que se fica um pouco desmotivado. Ainda assim, no Domingo andou bem”, comentou Mário Almeida. “Estamos com alguns problemas no chassis do Tomás (Ribeiro), trata-se do mesmo equipamento que teve um acidente em Leiria (CPK), insistimos com ele, mas o chassis vai ter que ser mudado, para outro novo, da Tonykart. A Carolina (Trindade) andou ali entretida, mas tem que treinar, pois desde a etapa de Palmela nunca mais treinou. Não faz ginásio, tem que treinar mais. Nota-se que é rápida, mas não é constante, falta-lhe treino embora tenha vontade. Tem que ser mais forte e isso é falta de treino.”
Na Max, o Júnior Racing Team contou com três pilotos, Gabriel Caçoilo (FA), Diogo Marques e Afonso Trindade, estes dois em Tonykart.
Gabriel Caçoilo esteve forte todo o fim de semana. No sábado, fez o 6º melhor tempo dos treinos cronometrados (44.003s), elevando a fasquia da sua prestação nas duas Finais, ao ser 4º em ambas, o que lhe garantiu a 3ª posição na classificação final. No segundo dia, fez o 3º melhor tempo nos treinos cronometrados (43.654s), sendo depois 2º e 5º nas duas Finais. Na classificação final foi 3º o que faz com que atualmente ocupe a 4ª posição na categoria Max do Troféu Rotax (388 pontos).
Diogo Marques começou por ser o 8º mais rápido nos treinos cronometrados de sábado (44.207s), evoluindo nas duas Finais do dia ao garantir um 7º e um 6 lugar. Na soma das duas corridas foi 7º. No Domingo, saiu dos treinos cronometrados com o 7º melhor tempo (43.863s), concluindo na 8ª e 4ª posição as duas Finais. Na soma das duas corridas foi 5º, ocupando atualmente a 3ª posição nas contas do Troféu, com 388 pontos.
Afonso Trindade vai continuando a ganhar experiência. No sábado foi 10º nos treinos cronometrados (44.547s), saindo das duas Finias em 10º e 11º. Na soma das duas corridas foi 11º. No Domingo, garantiu o 10º tempo nos treinos cronometrados (44.279s), sendo depois desclassificado no Final 1 e concluindo a Final 2 em 8º, naquela que foi a sua melhor prestação do fim de semana. Na soma das duas corridas foi 12º e ocupa atualmente a 9ª posição no Troféu, com 307 pontos.
“Na Max, com o Caçoilo (Gabriel) andámos no início um pouco perdidos com o 'rapport', assim que acertámos, andou como tinha que ser, ou seja, bem. Nas corridas de Domingo notou-se que ele tinha falta de gasolina, a posição que colocámos na agulha não foi a melhor, tomámos uma opção errada.
O Diogo (Marques) também andou bem, embora tenha trocado de motor, pois segundo ele não estava a responder. Melhorou um pouco depois de trocar de motor, mas para mim o que falta ali é treino. O Trindade (Afonso) andou bem, mas depois teve toques em pista e acidentes, ou batem nele ou é ele que bate, por isso, tal como a irmã, tem que treinar mais.”, referiu Mário Almeida.
Na categoria DD2, com Gonçalo Coutinho (Tonykart) e António Teixeira (Birel ART), o Júnior Racing Team tinha aspirações às melhores posições.
Gonçalo Coutinho esteve bem no dia de sábado, garantindo a pole position nos treinos cronometrados com uma volta em 43.041s. Nas Finais, o piloto do #411 Tonykart prosseguiu em nota alta, vencendo a Final 1 e sendo 2º na Final 2. Na soma das duas corridas, foi 1º. No Domingo, no entanto, a sua prestação decaiu, o que se notou logo nos treinos cronometrados, em que não foi além do 3º melhor tempo (43.229s). Nas Finais, foi 2º em ambas, garantindo essa mesma posição na soma das duas corridas. Atualmente é 2º nas contas da DD2, com 414 pontos.
António Teixeira, veio essencialmente competir para se divertir, mas deixou boas indicações em pista, mesmo condicionado pelo seu generoso peso. Nos treinos cronometrados de sábado efetuou o 3º tempo (43.535s), sendo depois 3º em ambas as Finais e na classificação final. No Domingo, efetuou o 2º melhor tempo nos treinos cronometrados (43.210s), sendo 3º em ambas as Finias e na classificação final. Atualmente é 3º na DD2 com 147 pontos.
“O António Teixeira aparece nas corridas um pouco para se divertir e tem peso a mais. A organização devia pensar um pouco, nos casos dele e de outro piloto que é o Bravo Lima, acho que deviam de alterar o peso das categorias DD2 e DD2 Master. O Gonçalo Coutinho, não sei o que se passa, fez a pole no sábado, ganhou a corrida 1 e na outra foi 2º, sendo uma nota positiva nesse dia. No Domingo, no 'warm-up' fez uma volta muito rápida, em 52.9, nos cronometrados à 2ª volta partiu o escape e o kart não andou. Na 1ª corrida, por alguma razão desanimou, eu ainda não sei o que se passou, tenho que falar com ele e com o pai. Depois também deu um toque no Teixeira, sendo penalizado. Na 2ª corrida, arrancou de trás e aí as coisas ficam mais difíceis. O Domingo foi um bocado negativo para ele, enquanto que o sábado foi bom. Tem que treinar mais”, disse Mário Almeida.
Na DD2 Master, correu o outro António Teixeira, também aos comandos de um Birel ART. No sábado, efetuou o 5º melhor tempo dos treinos cronometrados (45.150s), saindo das duas Finais em 5º e nessa mesma posição no final. No Domingo, de novo foi 5º nos treinos cronometrados (44.951s), para depois abandonar na Final 1 e ser 4º na Final 2. No fim foi 4º, ocupando a 5ª posição no Troféu, com 145 pontos.
“O António Teixeira, filho do Teixeira da DD2, veio fazer esta corrida e vai agora também correr em Le Mans, mas precisava de andar mais de kart, de treinar, mas só anda quando nós lhe falamos sobre isso “, comentou Mário Almeida.