Júnior Racing Team Começa Temporada de Karting A Vencer

Com dois pilotos a competir na categoria Júnior e X30, o Júnior Racing Team sai da primeira prova do ano no calendário nacional de karting com uma vitória. No Open de Portugal, que teve lugar no Kartódromo do Bombarral, Tomás Ribeiro venceu na categoria Júnior. Na categoria X30, Gabriel Caçoilo foi o terceiro classificado.

O Júnior Racing Team iniciou no passado fim de semana a sua intensa atividade competitiva no calendário nacional de karting, estando presente no Open de Portugal, prova que tradicionalmente abre a temporada e que este ano se realizou no Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral. Em representação da equipa competiram no Bombarral, Tomás Ribeiro na categoria Júnior e Gabriel Caçoilo na X30. Ambos os pilotos tiveram um desempenho francamente positivo.

Tomás Ribeiro esteve em plano de destaque na Júnior, sendo mesmo o grande dominador do evento na categoria. Desde logo, no sábado de manhã, marcou o ritmo do seu fim de semana assegurando a pole position nos treinos cronometrados, ao registar 48.158 segundos na melhor volta, deixando o mais direto adversário a 0.253 segundos. Á tarde do mesmo dia, venceu a primeira manga de qualificação, uma prova que dominou e liderou a partir de metade da mesma. No Domingo, tornou a estar ao mais alto nível e logo durante a manhã venceu a segunda manga de qualificação. À tarde, teve a sua melhor performance, pois não só venceu como deixou o mais direto adversário a convincentes 8.566 segundos. Para este jovem piloto da equipa, foi chegar à nova temporada, ver e vencer.

Na categoria X30, Gabriel Caçoilo foi o representante da equipa e também se exibiu de forma bastante positiva no Kartódromo Internacional da Região Oeste. Nos treinos cronometrados, obteve um excelente 2º melhor tempo, a apenas 0.330 segundos da pole position. Daí saiu para a primeira manga de qualificação, em que não conseguiu fazer melhor que o 4º lugar, perdendo duas posições relativamente ao lugar de partida.

No Domingo de manhã, na derradeira manga de qualificação, Gabriel Caçoilo voltou a estar muito forte e concluiu a prova no 2º lugar, a 4.938 segundos do vencedor, que foi o grande dominador da categoria em todo o fim de semana. Na Final, saiu da primeira linha, mas acabou por ser superado por um dos seus adversários, não mais conseguindo recuperar essa posição. A sua performance foi ainda assim muito positiva, traduzindo-se no 3º lugar final.

O balanço é positivo, especialmente para mim por ser uma experiência nova depois de anos ligado à Rotax. Esta é uma experiência nova, mas muito positiva, com dois pilotos fabulosos que acredito nos vão permitir fazer um bom trabalho durante a época”, disse Mário Almeida, Diretor Técnico do Júnior Racing Team. “O Tomás esteve muito bem, está na nossa estrutura há algum tempo e é alguém que conheço muito bem, há 3 anos. Está a ser feito um trabalho de base com o piloto, que dura há algum tempo e que envolve pista, ou seja, parte competitiva, mas também parte psicológica. Ele esteve muito bem no fim de semana e é isto que pretendemos aconteça durante o ano”, referiu Mário Almeida. “Sobre o Gabriel, temos que ter um pouco mais de calma, pois está numa nova categoria, vindo das competições Rotax e pela primeira vez a ter contacto o motor X30 da IAME que é mais potente. Treinou pouco para esta prova, por isso tendo em conta a inexperiência o seu desempenho foi muito bom. Mas, precisa de mais tempo com o novo equipamento para se sentir totalmente à vontade.”