José Barros Garante 5ª Posição na Final da Júnior em Fátima

Na sua primeira temporada a tempo inteiro na categoria Júnior do Campeonato de Portugal de Karting KIA, José Barros superou todas as adversidades de um fim de semana difícil para se impor no top cinco na Final da 2ª etapa, disputada no passado fim de semana em Fátima.

José Barros correu no passado fim de semana no Kartódromo de Fátima aquela que foi a 2ª etapa do Campeonato de Portugal de Karting KIA, na sua primeira temporada a tempo inteiro na categoria Júnior. Aos comandos do Kosmic da Dino Motorsport, o piloto do Porto deparou-se com um fim de semana marcado por grande instabilidade atmosférica que muito dificultou a sua prestação em pista. Com o traçado de Fátima sempre a obrigar equipas e pilotos a decidir à última da hora com que pneus equipar os karts, as circunstâncias tornaram o desempenho em pista bastante complicado. O dia de sábado foi o mais difícil, com José Barros a ter imensas dificuldades para fazer melhor que o 11º tempo os treinos cronometrados (48.520s), subindo uma posição na 1ª manga de qualificação para concluir em 10º entre os 14 participantes.

No Domingo, o tempo melhorou ligeiramente, mas ainda assim tornou a ser necessário decidir no momento sobre a utilização dos pneus para seco ou molhado nas duas corridas disputadas. Na 2ª manga de qualificação, o piloto do Porto não conseguiu melhor que ser 11º, mas o seu melhor desempenho do fim de semana estava reservado para a corrida final, a mais importante de todas. Saindo da 10ª posição para a corrida (5ª linha), José Barros fez uma corrida consistente, recuperando cinco posições para garantir a 5ª lugar. O piloto fechou de forma extremamente positiva a sua prestação na 2ª etapa do campeonato, numa categoria em que a sua inexperiência ainda tem muito peso.

“O fim de semana foi um pouco complicado, porque as condições da pista estavam-se sempre a alterar e nós em seco conseguimos uma vez, na sexta-feira, ser rápidos, mas tivemos sempre bastantes dificuldades no que diz respeito a ser constantes”, disse Miguel Moura da Dino Motorsport. “Experimentámos várias soluções, mesmo a nível de chassis e infelizmente não conseguimos chegar ao ponto ideal. Em chuva, a situação era totalmente inversa, pois estivemos sempre rápidos e consistentes e chegámos mesmo a ser os mais rápidos com pneus usados, no warm-up de Domingo”. Sobre as corridas, Miguel Moura referiu, “Numa delas o motor não pegou, o que nos forçou a largar da via das boxes. O José Barros esteve bem nessa corrida, pois ainda conseguiu recuperar bastantes posições, salvo erro até 8º, mas como levou um pequeno toque e ficou com o spoiler danificado, sofreu uma penalização de 5 segundos.  Na penúltima corrida voltámos a sair cá de trás e ele, em seco, não esteve nos seus melhores dias nessa corrida e depois, na Final, enquanto a pista esteve um pouco húmida ele recuperou até 11º e depois foi até em 6º. Quando a pista começou a secar, ele começou a perder muito terreno para o 7º, mas acabámos por ainda subir até 5º, quando o piloto que o precedia teve problemas. O resultado final acabou por não ser muito mau, considerando tudo o que aconteceu. O José está a sentir ainda algumas dificuldades na transição do chassis com que corria o ano passado para o chassis de Júnior, que é maior, ainda não se adaptou à nova distribuição de massas de um chassis para outro. Ainda está num processo evolutivo, mas estou certo que até ao fim ano as coisas irão correr bem.”