Lourenço MARQUES brilha em Itália

Lourenço Marques disputou o Internacional Open X30 IAME e vence uma corrida.

A primeira prova do Internacional Open X30, disputada no passado fim-de-semana, no kartódromo de 7 Laghi, teve em pista mais de 200 pilotos oriundos de mais de 10 países.

Pela primeira vez em Itália, o Lourenço competiu na categoria X30 Mini, onde 20 pilotos competiram em pista entre o dia 13 e 16, debaixo de sol radioso.

Quinta e sexta-feira foram dedicadas a treinos livres para conhecer a pista e em busca da melhor afinação para o kart. Ainda na sexta feira disputaram-se os treinos cronometrados, onde o Lourenço conquistou a 12ª posição, partindo assim de 12º lugar nas três corridas previstas para sábado.

No sábado, foram disputadas a 3 mangas de qualificação que definiram a posição de partida para a Pré-Final a disputar no Domingo de manhã.

Na primeira e segunda corrida o Lourenço terminou em 8º e 7º lugar, mas sofreu penalizações por dois incidentes na partida (spoiler dianteiro recuado) que os fez descer a 15º e 13º lugar respetivamente.

Na terceira corrida do dia, o Lourenço voltou a fazer uma boa partida e com uma corrida plena de garra e determinação, cortou a linha de meta na 1ª posição. Estava assim demonstrado o forte andamento e a rápida aprendizagem de uma pista difícil.

A soma das 3 corridas disputadas colocou o Lourenço na 7ª posição da grelha para a corrida Final.

Após a partida da Pré-Final, o Lourenço desceu à 8ª posição, mas volta após volta com um andamento forte subiu até ao 4º Lugar, abrindo assim boas perspetivas para um bom resultado na Final.

Na corrida Final, partindo de 4º lugar, o Lourenço manteve a posição e numa luta pelo 3º posto, quando um adversário que seguia na sua frente sofria uma penalização de 10 segundo por falsa partida, a 3 voltas do final ao tentar concretizar mais uma ultrapassagem foi posto fora de pista. Com a garra e determinação que já tinha demonstrado ainda voltou à corrida e terminou no muito honroso 17º lugar.

«Foi um fim-de-semana fantástico, onde tive de aprender uma pista nova, com muita borracha, muito diferente de Portugal e onde o ritmo é sempre muito alto. Mesmo assim dei o meu melhor e ainda consegui vencer uma das corridas. Foi pena o acidente na final, pois podia ir ao pódio»

Não podemos deixar de agradecer a fantástica equipa da TOPKART S.P.A. que nos acolheu, aos nossos mecânicos Frederico Duarte e Carlos Duarte que fizeram um trabalho estupendo.