Bruno Ponte nem queria acreditar quando na Pré-final da primeira prova do Campeonato da Europa de Karting da categoria X30 Sénior, disputada este fim de semana, no circuito belga de Genk, o cabo do acelerador do seu kart partiu numa altura em que era 13º classificado – na sétima de 14 voltas – e ainda podia recuperar várias posições para assegurar um bom lugar na grelha de partida para a Final. O piloto da Madeira foi assim obrigado a abandonar e não disputou a Final, também devido a uma lesão no braço, ficando, contudo, bem clara a sua rapidez que certamente irá impor na próxima prova do Europeu, que se realizará na pista de Salbris, em França, entre os dias 18 e 21 de maio. O britânico Jordan Brown-Nutley foi o vencedor na Bélgica.
Bruno Ponte deu uma demonstração de grande resiliência desde sexta-feira, altura em que na sessão única de treinos cronometrados começou a perder pressão no carburador, não conseguindo por isso mesmo melhor do que a 36ª marca! Mas nas três mangas de qualificação recuperou sempre várias posições e, ao contrário do que muitos já vaticinavam, apurou-se diretamente para a Final, ao ser 23º classificado na soma de todos os resultados nas mangas, ficando, assim, integrado nos 28 melhores, enquanto os outros concorrentes tiveram de disputar a corrida de repescagem que apurou mais seis pilotos para a Final, sendo esta precedida de uma Pré-Final.
E foi precisamente na Pré-Final – disputada em 14 voltas – que Bruno Ponte viu goradas as suas possibilidades de, no mínimo, passar já a integrar o top-10 da Europa. Depois de largar da 23ª posição, na sétima volta, o cabo do acelerador partiu e obrigou o piloto da Red Line Motorsport, que correu com chassis Haase, a abandonar. “Foi uma prova muito difícil. Primeiro porque vi-me condicionado após o problema mecânico que tivemos nos treinos cronometrados, o que me obrigou a rodar sempre nos limites nas mangas de qualificação para conseguir o apuramento direto para a Final. Cumpri esse objetivo, mas na Pré-Final, quando já tinha recuperado 10 posições, o cabo do acelerador partiu e tive de abandonar… e com uma lesão também num braço. Sei que as corridas são assim, mas lamento porque tudo estava a correr bem para poder largar de uma posição favorável na Final e muito provavelmente terminaria no top-10. Agora há que pensar na próxima prova para o Campeonato Nacional, a disputar nos dias 8 e 9 de abril, em Leiria… e depois pensar que na segunda jornada do Europeu, em França, entre os dias 18 e 21 de maio, não terei tanto azar como tive na Bélgica”, comentou Bruno Ponte, no final da prova de Genk, piloto madeirense que ainda tem 16 anos de idade.